Curso
Encerrado

Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EAD)

Acesso pelo smartphone
Certificado de Conclusão

MATRÍCULA

a


INÍCIO DO CURSO

10 de January de 2022


FINAL DO CURSO

20 de December de 2022


CARGA HORÁRIA

180 horas


RECURSOS

47


0% concluído

Olá, aluna(o)!

 

Neste curso, estarão disponíveis recursos educacionais que apresentam as correntes epistemológicas que embasam as principais teorias da aprendizagem, suas relações com o planejamento educacional e as especificidades desse planejamento para cursos autoinstrucionais da EaD, bem como a abordagem de aspectos técnico-pedagógicos inerentes à elaboração de situações de aprendizagem para cursos autoinstrucionais na EaD, com foco no alcance de uma aprendizagem ativa e significativa, sendo o aluno o personagem principal desse processo. Por fim, será possível conhecer alguns modelos e estratégias para a criação de situações de aprendizagem que poderão ser aplicados na elaboração de recursos educacionais para EaD.


Dessa forma, através do Programa de Aperfeiçoamento “Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EAD)” pretende-se contribuir com a qualificação dos processos educativos no Brasil, do ponto de vista do planejamento e da elaboração de recursos educacionais no âmbito da Educação a Distância (EaD), com destaque às ofertas sem mediação de tutores, a exemplo dos MOOCs (Massive Open Online Courses) ou Cursos Online Massivos Abertos.


Unidades educacionais:


Unidade 01 (60 h) – Planejamento Educacional: Por que, para que e como fazer?

Unidade 02 (60 h) – Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD.

Unidade 03 (60 h) – Design instrucional para produção de recursos autoinstrucionais para EaD.


Estratégias de avaliação:

 

A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.

As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem, como a Situação de Aprendizagem pré e pós-teste (obrigatória). Já as atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.


Para este curso, serão disponibilizadas:


  1. 01 (uma) situação de aprendizagem: no início e ao final do curso, sob a forma de pré e pós-teste;

  1. Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais das unidades;


A distribuição da pontuação das atividades somativas está determinada da seguinte forma:


  1. Unidade 01:

1) Resolução de 01 (uma) situação de aprendizagem com 05 (cinco) questões de múltipla escolha. Cada questão vale 10,0 pontos. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).

2) Preenchimento e envio do Plano didático-pedagógico interativo. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).


  1. Unidade 02:

1) Resolução de 01 (um) questionário avaliativo com 05 (cinco) questões de múltipla escolha. Cada questão vale 10,0 pontos. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).

2) Envio da atividade de Postagem: Adaptação pedagógica de conteúdo educacional autoinstrucional. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).


  1. Unidade 03:

1) Resolução de 01 (um) questionário avaliativo com 05 (cinco) questões de múltipla escolha. Cada questão vale 10,0 pontos. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).

2) Envio da atividade de Postagem: Elaboração de storyboard para recurso educacional. Esta atividade compõe 50% da nota da unidade (valendo 50,0).


Lembre-se de dar a sua opinião sobre os recursos educacionais estudados! Para isso, acesse o botão “Avaliar Recursos” ao final de cada unidade educacional.


Atenção: O Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizará 03 (três) tentativas para resposta de cada atividade somativa, até 02 (duas) tentativas para as atividades formativas e 01 (uma) tentativa para a situação de aprendizagem e atividade somativa de postagem.


IMPORTANTE: Somente os alunos selecionados através do Edital DTED/PROEC Nº 25/2021 estão aptos a realizar o curso Produção de Recursos Autoinstrucionais para Educação a Distância (PRA-EAD) – 180 horas. Informamos que não haverá aproveitamento de créditos de oferta anterior, devendo o aluno percorrer as (03) três Unidades Educacionais disponíveis, para obtenção da Certificação de 180 h (Cento e oitenta horas), do respectivo Programa de Aperfeiçoamento.


Este curso faz parte do projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão intitulado “Projeto de Curso de Aperfeiçoamento: Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EAD)” resolução N.º 1.976-CONSEPE, 04 de março de 2020.

Ao final deste curso, o aluno será capaz de planejar e elaborar recursos autoinstrucionais para a EaD.

Neste curso, será possível acesso a glossário interativo, e-books, vídeos, material em PDF, recursos multimídia, infográficos interativos e questionários.


Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar média igual ou superior a 70% nas atividades avaliativas somativas disponíveis em cada um dos três módulos deste curso, conforme descrito no item “Estratégias de Avaliação”. Em acréscimo, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação de aprendizagem (pré e pós-teste), além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.


O certificado do módulo será disponibilizado para download em até 72 horas após a conclusão do curso. A(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.